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dc.contributor.authorSalgado, Mariana Rodrigues
dc.contributor.authorDa Silva, Niévia Batista
dc.contributor.authorDos Santos, Solange Almeida
dc.date.accessioned2021-06-09T17:40:32Z
dc.date.available2021-06-09T17:40:32Z
dc.date.issued2019-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/329
dc.description.abstractO ensino da ética é de extrema importância na formação dos profissionais de enfermagem, para que estes, futuramente, demonstrem suas experiências já vivenciadas nos campos de estágios, intervindo nos espaços que mais apresentam problemas éticos da melhor maneira possível. Dentro desse contexto de ensino da ética, os docentes são responsáveis por planejar estratégias a partir dos problemas identificados dando visibilidade à ética em todos os momentos da formação, assim, tal profissional estará qualificado e preparado para atuar em todas as áreas da saúde, com o objetivo de definir o perfil profissional capaz de articular intervenções nos serviços de assistência à saúde. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o enfrentamento de problemas éticos vivenciados em prática assistencial visando identificar os principais problemas éticos vivenciados pelos acadêmicos de enfermagem durante a prática clínica assistencial e apontar as principais dificuldades dos acadêmicos no enfrentamento dos mesmos. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa. A coleta foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com posterior interpretação dos dados. Os principais problemas éticos encontrados foram em relação ao relacionamento dos alunos com os professores diante de algumas situações mais delicadas, que de acordo com os relatos traduzem em dificuldade mediante situações de conflitos. A partir da análise das entrevistas e das literaturas investigadas, foi possível concluir que o ensino da ética no percurso da formação acadêmica pode-se fundamentar em aspectos holísticos, culturais e parte em experiências vivenciadas durante a formação acadêmica. Partindo do pressuposto de que o acadêmico passa por diversas experiências éticas durante o período de graduação, o estudo reforçou o conhecimento produzido acerca da relação entre educação, ética e o cuidado profissional qualificado, assim como a importância de instrumentalizar professores e práticas educativas voltadas às competências éticas.pt_BR
dc.subjectProblemas éticos. Acadêmico. Pratica Clínica.pt_BR
dc.titlePROBLEMAS ÉTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA EM ENFERMAGEM: A CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA FACULDADE PRIVADA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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