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dc.contributor.authorMoraes, Elizabeth Jesus De Queiroz
dc.date.accessioned2021-06-07T21:25:18Z
dc.date.available2021-06-07T21:25:18Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/241
dc.description.abstractO fato da Educação Física ter recentemente passado a fazer parte da base curricular da Educação Infantil do município de São Mateus, despertou-me o desejo e interesse em conhecer o impacto que esta mudança causou na educação das crianças inclusas na primeira fase da educação básica, visto que, antigamente, as creches eram vistas e muitas vezes aceitas meramente como uma casa em que se deixavam crianças para serem cuidadas por alguém, enquanto seus responsáveis se ausentavam de casa para trabalhar. Esta realidade começa a mudar a partir da Constituição de 1988, que estabelece o direito da aprendizagem a todas as crianças, independente da classe social que cada uma apresenta, onde coube às escolas garantir que esse direito fosse posto em prática, atendendo a toda sociedade. Com o intuito de possibilitar o desenvolvimento integral da criança a partir da linguagem corporal, sua forma característica de se relacionar e expressar com o mundo e consigo mesma, é que foram elaborados os parâmetros que dão o direito de aprendizagem para crianças de 0 a 6 anos, meio pelo qual lhes são possibilitados a convivência, a participação, a exploração, a expressão, e o conhecimento. Estes são elementos essenciais para a sua formação humana, pois, através deles, a criança será capaz de desenvolver os seus aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos. E é concordando com estes preceitos que a Educação Física Infantil tem entrado em cena, a fim de contribuir da melhor forma possível para que estes objetivos sejam, de fato, alcançados por meio da educação pelo movimento. Portanto, este trabalho apresenta fatores relevantes sobre a atuação da Educação Física na Educação Infantil, e mostra que esta mudança tem contribuído com a formação das crianças menores, pois as atividades físicas propostas pelo professor estimulam o aprendizado por meio da ludicidade, algo muito presente na infância, por isso, de grande importância, visto que a criança aprende brincando. Tais fatores foram comprovados durante todo o processo de investigação, por meio da pesquisa de campo realizada em dois CEIM’s, localizados no Município de São Mateus-ES.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento; Educação Física; Educação Infantil; Educação Física Infantil.pt_BR
dc.titleA RELEVÂNCIA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS - ESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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