Mostrar el registro sencillo del ítem
AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR
dc.contributor.author | Dos Santos, Juliana Elpídio | |
dc.contributor.author | De Jesus, Naiane Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T21:19:42Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T21:19:42Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/238 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou apresentar uma prática pedagógica para a Educação Infantil, tendo as brincadeiras como centro da atuação pedagógica, possibilitando a entre as diferentes áreas do conhecimento, através da aplicação de aulas de Educação Física em uma turma de crianças de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na CEMEI Joana D’Arc, localizada no distrito de Sayonara, pertencente ao Município de Conceição da Barra/ES. Foram trabalhadas aulas com diversos temas voltados ao resgate das brincadeiras populares na prática pedagógica, bem como a escuta da percepção dos pais quanto ao aprendizado das crianças. Foi possível observar a evolução das crianças com relação à prática das brincadeiras, bem como a interação com outras crianças e com a professora e os pesquisadores. Os resultados evidenciaram a possibilidade de integração das práticas pedagógicas na educação infantil, entre os eixos de aprendizagem e a Educação Física. Entretanto, também evidenciou uma fragilidade na participação dos pais no dia a dia escolar das crianças, bem como no desenvolvimento de brincadeiras na sua realidade diária, importante para que a criança adquira experiências socioculturais que contribuirão para seu aprendizado na escola. Assim, considera-se que essa pesquisa pode servir como base para novas práticas de integração curricular a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil, a partir da valorização da brincadeira e das interações nas aulas e com significação para a criança do que é ensinado e aprendido. | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras populares; Aprendizagem; Ludicidade. | pt_BR |
dc.title | AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Educação Física [40]