POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DO HUKA-HUKA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Date
2018-12-01Author
Pinheiro, Gabriela Dias
De Jesus, Gizele Serafim
Ribeiro, Maycon Nascimento
Metadata
Show full item recordAbstract
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam as Lutas como um conteúdo
oficial da disciplina de Educação Física. Todavia, a existência de alguns argumentos
inibe o professor a incentivar essa prática nas escolas. Argumentos como a
deficiência de grande parte dos professores na vivência com as Lutas e a
preocupação referente a violência que pode ser ocasionada com sua prática.
Contudo, o professor não precisa necessariamente saber fazer para ensinar, existem
meios para que o mesmo possa trabalhar com as Lutas sem tê-las praticado
anteriormente e desconsiderando a ocorrência de violência. O Huka-huka é uma luta
corporal praticada pelos povos indígenas do Xingu, tribo localizada no Estado do
Mato Grosso. Nele, dois adversários ficam frente a frente e se ajoelham para iniciar
o combate que só é finalizado após um dos adversários ser levado ao chão. Fora
das competições, o Huka-huka é um ritual que acontece posteriormente a ocorrência
do Kuarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos, onde ao amanhecer, após o
Kuarup, inicia-se a competição através do Huka-huka para medir a força dos índios.
Esta pesquisa se fundamenta em um desdobramento do projeto guarda-chuva
intitulado Lutas como conteúdo de Educação Física: Uma proposta da prática
pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Onde busca-se introduzir a
prática do Huka-huka no ensino fundamental.
Collections
- Educação Física [40]