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dc.contributor.authorPinheiro, Gabriela Dias
dc.contributor.authorDe Jesus, Gizele Serafim
dc.contributor.authorRibeiro, Maycon Nascimento
dc.date.accessioned2021-06-07T21:14:39Z
dc.date.available2021-06-07T21:14:39Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/237
dc.description.abstractOs Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam as Lutas como um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física. Todavia, a existência de alguns argumentos inibe o professor a incentivar essa prática nas escolas. Argumentos como a deficiência de grande parte dos professores na vivência com as Lutas e a preocupação referente a violência que pode ser ocasionada com sua prática. Contudo, o professor não precisa necessariamente saber fazer para ensinar, existem meios para que o mesmo possa trabalhar com as Lutas sem tê-las praticado anteriormente e desconsiderando a ocorrência de violência. O Huka-huka é uma luta corporal praticada pelos povos indígenas do Xingu, tribo localizada no Estado do Mato Grosso. Nele, dois adversários ficam frente a frente e se ajoelham para iniciar o combate que só é finalizado após um dos adversários ser levado ao chão. Fora das competições, o Huka-huka é um ritual que acontece posteriormente a ocorrência do Kuarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos, onde ao amanhecer, após o Kuarup, inicia-se a competição através do Huka-huka para medir a força dos índios. Esta pesquisa se fundamenta em um desdobramento do projeto guarda-chuva intitulado Lutas como conteúdo de Educação Física: Uma proposta da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Onde busca-se introduzir a prática do Huka-huka no ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectEducação Física; Lutas; Povos Indígenas.pt_BR
dc.titlePOSSIBILIDADES PARA O ENSINO DO HUKA-HUKA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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