JOGOS DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fecha
2018-07-01Autor
Nascimento, Daniella Santos
Costa, Jackeline Da Silva
De Souza, Kennedy Mioto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Tem como objetivo investigar como os jogos de Matriz Africana contribuem na
potencialização para a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto
das aulas de Educação Física. Constitui-se um estudo quali-quantitativo, e se
torna uma pesquisa participante, por procurar encontrar respostas para o
problema levantado acerca de que forma os jogos de Matriz Africana, podem
potencializar a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto das
aulas de Educação Física. Assim, a partir de literaturas sobre Jogos de Matriz
Africana e a Lei nº 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História
e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
A intervenção foi realizada “EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfio”
localizada em São Mateus- ES, vivenciados com alunos do 6° ano A. Foram
aplicados Jogos de Matriz Africana de maneira a potencializar o seu
reconhecimento na cultura brasileira, sensibilizando-os de forma a valorizá-los e
reconhece-los como sujeitos dessa cultura. Permitiu nos concluir que os jogos
de Matriz Africana remetem a autodescoberta da identificação racial dos alunos.
Colecciones
- Educação Física [40]