JOGOS DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizar/ Abrir
Data
2018-07-01Autor
Nascimento, Daniella Santos
Costa, Jackeline Da Silva
De Souza, Kennedy Mioto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tem como objetivo investigar como os jogos de Matriz Africana contribuem na
potencialização para a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto
das aulas de Educação Física. Constitui-se um estudo quali-quantitativo, e se
torna uma pesquisa participante, por procurar encontrar respostas para o
problema levantado acerca de que forma os jogos de Matriz Africana, podem
potencializar a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto das
aulas de Educação Física. Assim, a partir de literaturas sobre Jogos de Matriz
Africana e a Lei nº 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História
e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
A intervenção foi realizada “EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfio”
localizada em São Mateus- ES, vivenciados com alunos do 6° ano A. Foram
aplicados Jogos de Matriz Africana de maneira a potencializar o seu
reconhecimento na cultura brasileira, sensibilizando-os de forma a valorizá-los e
reconhece-los como sujeitos dessa cultura. Permitiu nos concluir que os jogos
de Matriz Africana remetem a autodescoberta da identificação racial dos alunos.
Collections
- Educação Física [40]