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dc.contributor.authorNascimento, Daniella Santos
dc.contributor.authorCosta, Jackeline Da Silva
dc.contributor.authorDe Souza, Kennedy Mioto
dc.date.accessioned2021-06-07T18:23:12Z
dc.date.available2021-06-07T18:23:12Z
dc.date.issued2018-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/228
dc.description.abstractTem como objetivo investigar como os jogos de Matriz Africana contribuem na potencialização para a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto das aulas de Educação Física. Constitui-se um estudo quali-quantitativo, e se torna uma pesquisa participante, por procurar encontrar respostas para o problema levantado acerca de que forma os jogos de Matriz Africana, podem potencializar a valorização e o reconhecimento étnico-racial no contexto das aulas de Educação Física. Assim, a partir de literaturas sobre Jogos de Matriz Africana e a Lei nº 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. A intervenção foi realizada “EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfio” localizada em São Mateus- ES, vivenciados com alunos do 6° ano A. Foram aplicados Jogos de Matriz Africana de maneira a potencializar o seu reconhecimento na cultura brasileira, sensibilizando-os de forma a valorizá-los e reconhece-los como sujeitos dessa cultura. Permitiu nos concluir que os jogos de Matriz Africana remetem a autodescoberta da identificação racial dos alunos.pt_BR
dc.subjectMatriz Africana; Jogos de Matriz Africana; Lei 10.639/09; Educação Física.pt_BR
dc.titleJOGOS DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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