dc.contributor.author | Dos Santos, Gessica Gomes | |
dc.contributor.author | Zordan, Jamaira Zancanela | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T18:06:27Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T18:06:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/226 | |
dc.description.abstract | Pensar em lutas, remete a várias modalidades e cada uma com suas regras, histórias
e características. Este estudo buscou focar na Esgrima como possibilidades
pedagógicas de sua aplicação nas aulas de educação física. A Esgrima teve sua
origem a criação de armamentos de guerra e especial a espada, pois era o principal
instrumento de guerra da antiguidade. Já na idade média a esgrima passou a ser
adotada como meio de diversão, duelos de exibição, anos depois recebendo status
de esporte. Desta forma, o estudo buscou compreender e propor novos
procedimentos pedagógicos para o ensino de lutas nos anos iniciais do ensino
fundamental. A pesquisa foi constituída por meio de um estudo de caso, tendo como
base a escola “EMEF Bom Sucesso”, com uma proposta de intervenção e realização
de 10 aulas e dissertar as dificuldades na implementação e na execução dessa
atividade. | pt_BR |
dc.subject | Esgrima; Possibilidades pedagógicas; Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LUTAS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA ESGRIMA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |