dc.description.abstract | O planejamento estratégico é uma ferramenta que surgiu devido a necessidade militar,
e foi configurada na administração devido os anseios de se criar novas oportunidades,
visando potencialização da mesma. A pesquisa gira em torno dos referenciais teóricos
sobre o planejamento estratégico ao longo dos anos, como deu o seu início, desde
suas primeiras versões no começo da década de 1950, estudando suas
características, formas de aplicação e controle e como deu a sua evolução até os dias
de hoje, desde o uso de ferramentas como Missão, Visão e Valores, PDCA, Análise
Swot, até as mais modernas ferramentas no qual são amparadas pelas Tecnologias
da Informação e Comunicação, e com o surgimento de novas ferramentas de apoio
ao planejamento, tornou se necessário um estudo em que foque na atualização
destas, visto que o mundo evoluiu de forma muito rápida, e com isso da era moderna
chegamos na era digital, onde as informações circulam em velocidade muito rápida e
com isso, a necessidade de novos anseios existentes na sociedade foram
aparecendo, a forma de consumo mudou muito se comparado com vinte anos atrás,
e as organizações precisam se adequar aos novos moldes da era digital, focando
sempre nas inovações que as tecnologias da informação e comunicação provém. A
partir desse ponto então, que a pesquisa segue uma linha mais dinâmica frente a esse
novo cenário econômico mundial, onde as organizações precisam reformular suas
estratégias, com isso estudar quais são as tecnologias da informação e comunicação,
existentes nos dias de hoje que são capazes de contribuir com o planejamento
estratégico para favorecer a competitividade organizacional. Diante disso, ficou
concreto o estudo onde pode se afirmar a real necessidade de uso de aplicativos como
Skype, Microsoft Teams, Microsoft Dynamics AX, Totvs, e as ferramentas como Big
Data e Algoritmos, Mineração de Dados, Metodologias Ágeis, Scrum e o Canvas,
sendo estes, pertencentes ao grupo de ferramentas de gestão que foram viabilizadas
através da nova era digital, capazes de potencializar os resultados do planejamento
estratégico aumentando a competitividade, envolvendo toda organização como parte
importante para elaboração e execução do mesmo, e assim adequar se aos novos
anseios dos consumidores. | pt_BR |