Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDIONIZIO, Nilza Claudina
dc.date.accessioned2024-03-08T15:02:03Z
dc.date.available2024-03-08T15:02:03Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1772
dc.description.abstractA leitura abre muitas portas – ao emprego, à formação, ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. A maioria dos alunos adultos está empregada e trabalham bastante para se sustentar e cuidar de suas famílias. Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral compreender como se dá a prática da leitura com criticidade de jovens e adultos em uma escola localizada no município de Serra. O aporte teórico utilizado traz abordagens com base nos principais estudos e pesquisadores da temática: Uil (2014, 2017), Easton (2014, 2015), Unesco (2016, 2020, 2021) e Thiollent (2011). A pesquisa se fundamenta em uma pesquisa-ação que será realizada em uma escola do município da Serra-ES. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, o pedagogo e o professor regente. Para realização da coleta de dados, foram construídos formulários com perguntas semiestruturadas e específicos direcionados aos alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, ao pedagogo e ao professor regente. Estes, foram aplicados pessoalmente por meio de material impresso, previamente agendado com os participantes e coletados posteriormente para tabulação. Os capítulos foram escritos pelos alunos com uma abordagem baseada em experiências vivenciadas que possam orientar o ensino da construção da leitura e escrita, fornecendo orientações e ferramentas específicas para implementação. Após, foi elaborado um guia orientador afim de nortear os trabalhos de professores da EJA do município de Serra-ES.pt_BR
dc.subjectLeitura. EJA. Estratégias. Aprendizagem. Alfabetização.pt_BR
dc.titleESTIMULAR A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS NA EJA – A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples