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A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
dc.contributor.author | LUCINDO, Ariany | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T12:38:42Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T12:38:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1768 | |
dc.description.abstract | LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023. A pesquisa em questão investigou o impacto da Educação Física, especificamente a prática esportiva, no processo de ressocialização de detentos em um Centro de Detenção Provisória (CDP) masculino no Estado do Espírito Santo. Desse modo, contextualizamos a importância do direito à educação, destacando as disparidades históricas e socioeconômicas, especialmente no contexto da escravidão. Assim, a falta de eficácia do sistema prisional em atender aos objetivos legais é apontada como um desafio, ressaltando a necessidade de alternativas, com a Educação Física emergindo como uma possível solução. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar o que os detentos de um sistema penitenciário pensam sobre a prática da atividade física, especificamente da prática esportiva, buscando avaliar os impactos da prática de Educação Física na visão dos detentos. O enfoque metodológico da pesquisa se deu por meio do estudo classificado como descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fazendo uso da investigação e da problematização de natureza básica, utilizando-se como principais veículos de construção e coleta de dados à análise documental, a observação a partir do estudo de campo e a aplicação de questionário e entrevista. A pesquisa foi conduzida ao longo de três meses, equivalente a um semestre letivo, com 37 participantes. A análise buscou compreender a visão dos detentos sobre a prática da atividade física, especialmente no ambiente prisional. Assim, os resultados revelam uma visão positiva da prática esportiva pelos detentos, destacando benefícios físicos, emocionais e sociais. A relação entre a atividade física e a redução da violência e conflitos dentro da prisão é evidenciada. As sugestões dos detentos para aprimorar a prática esportiva incluem a diversificação de atividades, melhorias na infraestrutura e acesso a equipamentos adequados. Por fim, o produto final da pesquisa é um Plano de Ação para o ensino de Educação Física nas prisões, oferecendo contribuições concretas para profissionais, gestores prisionais e pesquisadores, visando promover a ressocialização por meio da Educação Física, considerando a realidade específica do sistema penitenciário. O estudo contribui significativamente para a compreensão do papel transformador da Educação Física no ambiente prisional e destaca a importância de abordagens humanizadas e adaptadas às necessidades dos detentos. | pt_BR |
dc.subject | Educação Física; Ensino de Educação Física; Educação em Prisões; Ressocialização; Prática Esportiva; Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.title | A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS | pt_BR |