ESTUDO DE CASO DE ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
Fecha
2022-11-29Autor
ARANTES, Maria Eduarda Dino De Athayde Fraga
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
ARANTES, Maria Eduarda Dino de Athayde Fraga. 2022. Estudo de caso de ensino remoto de emergência no período da pandemia da Covid-19. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Diante da crise mundial que a Pandemia da Covid-19 trouxe em todos os âmbitos, principalmente na educação, percebeu-se que os profissionais, notadamente os que atuam no Brasil, estão pouco preparados e, em função disso, ficaram vulneráveis às ameaças externas. Como resposta a essa crise, o ensino remoto de emergência online foi colocado em prática em todo mundo. Todavia, esbarrou-se na definição do que realmente se está à procura como solução. Em busca de aprofundamento sobre o ensino remoto de emergência, esta pesquisa apresenta uma discussão buscando auxiliar na resposta à seguinte problemática: que impacto e/ou oportunidades o período pandêmico trouxe com o ensino remoto de emergência aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itapemirim/ES? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, é proposto como objetivo geral, analisar impactos e/ou oportunidades que o ensino remoto de emergência trouxe aos alunos do 3º ano do ensino fundamental. E, como objetivos específicos, identificar os impactos e/ou oportunidades que o período pandêmico trouxe para alunos do 3º ano do ensino fundamental; verificar como se processa o ensino remoto de emergência na alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental; avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas que contribuíram para a participação ativa dos alunos no ensino remoto e propor um guia orientador que facilite o trabalho do professor por meio de estratégicas para o processo de alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental em tempos pandêmicos. O referencial teórico traz abordagens acerca dos benefícios do ensino remoto de emergência, com base nos principais teóricos: Trust (2020), Vegas (2021) e Becker (2020). A pesquisa se fundamenta em um estudo de caso realizado em uma escola do município de Itapemirim/ES. Os sujeitos participantes da pesquisa são: o diretor escolar, a pedagoga, os professores do 3º ano do ensino fundamental e os responsáveis pelos alunos. Para a coleta de dados desta pesquisa empírica, foi estruturado um roteiro com perguntas semiestruturadas para entrevistar os envolvidos na pesquisa. Após todo o procedimento de levantamento bibliográfico, foi preparado um cronograma para iniciar a pesquisa de campo e levantamento dos dados com os professores do 3º ano do ensino fundamental, de forma paulatina, aproximadamente três vezes por semana, sendo uma hora por dia. E, por fim, construiu-se um guia orientador com vistas a facilitar o trabalho do professor por meio de estratégias para o processo de alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental em tempos pandêmicos.