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dc.contributor.authorARANTES, Maria Eduarda Dino De Athayde Fraga
dc.date.accessioned2024-01-09T15:47:18Z
dc.date.available2024-01-09T15:47:18Z
dc.date.issued2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1730
dc.description.abstractARANTES, Maria Eduarda Dino de Athayde Fraga. 2022. Estudo de caso de ensino remoto de emergência no período da pandemia da Covid-19. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022. Diante da crise mundial que a Pandemia da Covid-19 trouxe em todos os âmbitos, principalmente na educação, percebeu-se que os profissionais, notadamente os que atuam no Brasil, estão pouco preparados e, em função disso, ficaram vulneráveis às ameaças externas. Como resposta a essa crise, o ensino remoto de emergência online foi colocado em prática em todo mundo. Todavia, esbarrou-se na definição do que realmente se está à procura como solução. Em busca de aprofundamento sobre o ensino remoto de emergência, esta pesquisa apresenta uma discussão buscando auxiliar na resposta à seguinte problemática: que impacto e/ou oportunidades o período pandêmico trouxe com o ensino remoto de emergência aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itapemirim/ES? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, é proposto como objetivo geral, analisar impactos e/ou oportunidades que o ensino remoto de emergência trouxe aos alunos do 3º ano do ensino fundamental. E, como objetivos específicos, identificar os impactos e/ou oportunidades que o período pandêmico trouxe para alunos do 3º ano do ensino fundamental; verificar como se processa o ensino remoto de emergência na alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental; avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas que contribuíram para a participação ativa dos alunos no ensino remoto e propor um guia orientador que facilite o trabalho do professor por meio de estratégicas para o processo de alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental em tempos pandêmicos. O referencial teórico traz abordagens acerca dos benefícios do ensino remoto de emergência, com base nos principais teóricos: Trust (2020), Vegas (2021) e Becker (2020). A pesquisa se fundamenta em um estudo de caso realizado em uma escola do município de Itapemirim/ES. Os sujeitos participantes da pesquisa são: o diretor escolar, a pedagoga, os professores do 3º ano do ensino fundamental e os responsáveis pelos alunos. Para a coleta de dados desta pesquisa empírica, foi estruturado um roteiro com perguntas semiestruturadas para entrevistar os envolvidos na pesquisa. Após todo o procedimento de levantamento bibliográfico, foi preparado um cronograma para iniciar a pesquisa de campo e levantamento dos dados com os professores do 3º ano do ensino fundamental, de forma paulatina, aproximadamente três vezes por semana, sendo uma hora por dia. E, por fim, construiu-se um guia orientador com vistas a facilitar o trabalho do professor por meio de estratégias para o processo de alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental em tempos pandêmicos.pt_BR
dc.subjectEnsino remoto. Pandemia. Práticas pedagógicas.pt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO DE ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19pt_BR


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