CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CULTURA DO MANEJO DE RESÍDUOS EM UMA EMEF DE SERRA-ES
Fecha
2023-10-18Autor
OLIVEIRA, Vera Lúcia Martins de Sá
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo tem como objetivo compreender a eficácia da Educação Ambiental na promoção da cultura do manejo de resíduos em uma escola de Ensino Fundamental no Município de Serra-ES. Para fundamentar a pesquisa foram usados os seguintes referenciais teóricos que norteiam a Educação Ambiental: Paulo Freire 1997, que segundo Gadotti (1983), a pedagogia crítica de Paulo Freire tem grande importância para a Educação Ambiental, pois deve levar os alunos a refletirem sobre as relações entre sociedade e natureza, bem como sobre as causas das desigualdades e injustiças ambientais, e Saviani (1991), para quem é necessário superar a visão tecnicista e neutra da Educação Ambiental, que tende a ignorar as relações de poder e a reproduzir as desigualdades sociais. A metodologia de pesquisa utilizada incluiu a observação participante e questionários. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Opta-se, assim, por uma abordagem de pesquisa-intervenção onde a equipe de pesquisa vai planejar e implementar uma atividade educativa com o objetivo de educar e capacitar os professores e gestores da escola sobre a importância do manejo adequado de resíduos sólidos. A pesquisa mostrou que a Educação Ambiental é eficaz na promoção da cultura do manejo de resíduos e que a participação ativa dos alunos é fundamental para o sucesso de iniciativas desse tipo. Além disso, no final da pesquisa, busca-se elaborar um caderno didático com vistas a versar sobre a Educação Ambiental no contexto escolar. Os resultados desta pesquisa podem ser úteis para outras escolas e instituições que desejam implementar programas de Educação Ambiental.