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dc.contributor.authorRAGGI, Desireé Gonçalves
dc.contributor.authorCOÊLHO, Patricia Portela
dc.date.accessioned2023-07-10T20:18:50Z
dc.date.available2023-07-10T20:18:50Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1610
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as estratégias que estão sendo utilizadas em uma escola de Educação Infantil do município de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, para orientar os familiares nas atividades pedagógicas do Maternal II, durante a pandemia da Covid-19. Para responder ao objetivo geral, os objetivos específicos são verificar como o planejamento está sendo elaborado durante a pandemia; discutir as estratégias e instrumentos utilizados pela escola para orientar as famílias no período da pandemia; verificar as dificuldades enfrentadas pela escola e pelas famílias para realizar as propostas de ensino, no período de pandemia; propor um Guia de Orientações que auxiliem a escola e as famílias nas realizações das atividades pedagógicas durante o período de pandemia, como produto educacional. Trata- se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram professores, gestores e pais/responsáveis. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista aberta. A entrevista com os gestores e professores consistiu de 13 perguntas abertas, onde se buscou, primeiramente, traçar o perfil da amostra e posteriormente investigou quais as estratégias e instrumentos estão sendo utilizadas pela escola para orientar as famílias na realização das atividades propostas. A entrevista com os pais/responsáveis foi composta por 17 perguntas abertas, onde se buscou verificar como tem sido as orientações para as famílias durante o período de ensino remoto, bem como as dificuldades encontradas pelas crianças e responsáveis. Os resultados obtidos revelaram que, na concepção dos pais, um grande desafio tem sido a dificuldade de manter uma rotina de estudos e a falta de motivação dos filhos para realizar as atividades solicitadas. Para os professores, uma melhoria da educação remota torna-se necessária, com maior comprometimento da família, bem como acesso destas às tecnologias e à internet. Na visão da gestora escolar, a educação remota tem sido exitosa, tendo sido corrigidas algumas situações, como a entrega de materiais, a fim de melhor atender aos alunos e suas famílias neste período excepcional.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ensino remoto. Estratégias de aprendizagem. Covid-19.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER ESTÍMULOS EDUCATIVOSpt_BR


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