A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER ESTÍMULOS EDUCATIVOS
Fecha
2022Autor
RAGGI, Desireé Gonçalves
COÊLHO, Patricia Portela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo tem como objetivo
investigar as estratégias que estão sendo
utilizadas em uma escola de Educação Infantil
do município de Presidente Kennedy, no sul do
Espírito Santo, para orientar os familiares nas
atividades pedagógicas do Maternal II, durante a
pandemia da Covid-19. Para responder ao objetivo
geral, os objetivos específicos são verificar como
o planejamento está sendo elaborado durante a
pandemia; discutir as estratégias e instrumentos
utilizados pela escola para orientar as famílias no
período da pandemia; verificar as dificuldades
enfrentadas pela escola e pelas famílias para
realizar as propostas de ensino, no período de
pandemia; propor um Guia de Orientações que
auxiliem a escola e as famílias nas realizações
das atividades pedagógicas durante o período
de pandemia, como produto educacional. Trata-
se de um estudo de abordagem qualitativa,
exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa
foram professores, gestores e pais/responsáveis.
O instrumento para a coleta de dados foi a
entrevista aberta. A entrevista com os gestores
e professores consistiu de 13 perguntas abertas,
onde se buscou, primeiramente, traçar o perfil
da amostra e posteriormente investigou quais as
estratégias e instrumentos estão sendo utilizadas
pela escola para orientar as famílias na realização
das atividades propostas. A entrevista com os
pais/responsáveis foi composta por 17 perguntas
abertas, onde se buscou verificar como tem sido
as orientações para as famílias durante o período
de ensino remoto, bem como as dificuldades
encontradas pelas crianças e responsáveis. Os
resultados obtidos revelaram que, na concepção
dos pais, um grande desafio tem sido a dificuldade
de manter uma rotina de estudos e a falta de
motivação dos filhos para realizar as atividades
solicitadas. Para os professores, uma melhoria
da educação remota torna-se necessária, com
maior comprometimento da família, bem como
acesso destas às tecnologias e à internet. Na
visão da gestora escolar, a educação remota
tem sido exitosa, tendo sido corrigidas algumas
situações, como a entrega de materiais, a fim de
melhor atender aos alunos e suas famílias neste
período excepcional.
Colecciones
- Artigos científicos [183]