Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBRESINSKI, Marcia Rosa
dc.contributor.authorCASTOR, Kátia Gonçalves
dc.date.accessioned2023-06-14T19:31:09Z
dc.date.available2023-06-14T19:31:09Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1592
dc.description.abstractO artigo traz reflexões acerca da Educação Ambiental (EA) na comunidade escolar, evidenciando as práticas socioambientais que tornam um espaço mais sustentável. Apoiado nos entendimentos da Educação Ambiental Crítica, esse estudo objetiva verificar quais ações educativas podem ser introduzidas em um Centro de Educação Infantil do Município de Presidente Kennedy-ES, a fim de elucidar a sua importância para potencializar a prática pedagógica da gestão socioambiental dos recursos hídricos. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa de campo, em que se utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de questionários, entrevistas e uma roda de conversa com o corpo administrativo e pedagógico da instituição de ensino. Para análise, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, a partir do entendimento de autores fundamentais para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica. Como resultados, foi possível constatar que a instituição de ensino compreende a importância de abordar sobre a Educação Ambiental para as crianças, que constituem as gerações futuras, todavia, ainda é preciso adequar os conteúdos discutidos em sala de aula, para que atendam com êxito a finalidade da Educação Ambiental, a fim de oportunizar aos alunos e à comunidade escolar condições necessárias para a reflexão da natureza no contexto entrelaçado com as práticas sociais, compreendendo ser atores responsáveis pelas mudanças ocorridas no meio ambiente e, principalmente, pela preservação, cuidado e responsabilidade ambiental.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Crítica. Recursos hídricos. Gestão eficiente das águas. Escola Sustentável. Ações Educativas.pt_BR
dc.titleGESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS E OPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples