Mostrar el registro sencillo del ítem
A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
dc.contributor.author | RAGGI, Désirée Gonçalves | |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Jocileia | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T12:36:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T12:36:12Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1527 | |
dc.description.abstract | O artigo apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado e objetivou compreender como o processo de musicalização infl uencia o aprendizado e desenvolvimento de crianças de 0 até 3 anos de idade de um centro de educação infantil do Município de Presidente Kennedy/ ES. O estudo se propõe a discutir o ensino da Musicalização como prática pedagógica que auxilia no processo de ensino aprendizagem de crianças, considerando que a música estimula determinadas áreas cerebrais, de forma a melhorar a capacidade de memória, a concentração, a saúde mental de crianças e o desenvolvimento comportamental. Trata-se de um estudo de caso único incorporado, classifi cado como exploratório, de natureza qualitativa e de intervenção, que foi aplicada a 10 crianças de um centro municipal de educação infantil. Esta pesquisa é sustentada pelos fundamentos teóricos de Vygotsky (1999, 2008), que aborda o desenvolvimento do indivíduo por meio da linguagem, da interação e do processo histórico social, como contribuição para o desenvolvimento cognitivo humano. Fundamenta-se também na teoria de Emile-Jaques Dalcroze, sob a abordagem de Fonterrada (2009), na teoria bem como em Swanwick (1994), autores considerados importantes para a educação musical. Foram desenvolvidas atividades que envolvem a música como prática de ensino, utilizando vídeos e outras atividades correlatas. Os resultados evidenciaram que a musicalização contribui para o desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor e afetivo das crianças, sendo importante fonte de estímulo no contexto educacional. As práticas de musicalização proporcionaram às crianças uma experiência prazerosa, que passaram a se reconhecer a e ao outro, permitindo-as se expressarem de diversas formas, por meio de sentimentos, pensamentos, movimentos como dança e/ou no fazer musical, acompanhando e identifi cando os diversos sons produzidos no ambiente. | pt_BR |
dc.subject | Musicalização. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil. Práticas Pedagógicas. | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artigos científicos [183]