A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
O artigo apresenta o resultado da
pesquisa de Mestrado e objetivou compreender
como o processo de musicalização infl uencia o
aprendizado e desenvolvimento de crianças de 0
até 3 anos de idade de um centro de educação
infantil do Município de Presidente Kennedy/
ES. O estudo se propõe a discutir o ensino da
Musicalização como prática pedagógica que
auxilia no processo de ensino aprendizagem
de crianças, considerando que a música
estimula determinadas áreas cerebrais, de
forma a melhorar a capacidade de memória, a
concentração, a saúde mental de crianças e o
desenvolvimento comportamental. Trata-se de
um estudo de caso único incorporado, classifi cado
como exploratório, de natureza qualitativa e
de intervenção, que foi aplicada a 10 crianças
de um centro municipal de educação infantil.
Esta pesquisa é sustentada pelos fundamentos
teóricos de Vygotsky (1999, 2008), que aborda
o desenvolvimento do indivíduo por meio da
linguagem, da interação e do processo histórico social, como contribuição para o desenvolvimento
cognitivo humano. Fundamenta-se também
na teoria de Emile-Jaques Dalcroze, sob a
abordagem de Fonterrada (2009), na teoria bem
como em Swanwick (1994), autores considerados
importantes para a educação musical. Foram
desenvolvidas atividades que envolvem a
música como prática de ensino, utilizando vídeos
e outras atividades correlatas. Os resultados
evidenciaram que a musicalização contribui para
o desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor e
afetivo das crianças, sendo importante fonte de
estímulo no contexto educacional. As práticas
de musicalização proporcionaram às crianças
uma experiência prazerosa, que passaram a
se reconhecer a e ao outro, permitindo-as se
expressarem de diversas formas, por meio de
sentimentos, pensamentos, movimentos como
dança e/ou no fazer musical, acompanhando
e identifi cando os diversos sons produzidos no
ambiente.
Collections
- Artigos científicos [183]