O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEIF VILMO ORNELAS SARLO
Fecha
2022-09-22Autor
SEDANO, Liciane de Souza Araújo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
SEDANO, Liciane de Souza Araújo. O uso de ferramentas tecnológicas em anos iniciais do Ensino Fundamental na EMEIF Vilmo Ornelas Sarlo. 2022. 125 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A presente pesquisa traz como objetivo principal investigar e analisar as contribuições das TICs para o processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Ela identifica os elementos que influenciam a formação de um novo perfil de educadores, revisando o papel da escola na era da informação e buscando sugestões metodológicas para a utilização das TICs como ferramentas intermediárias no processo de ensino/aprendizagem. Aqui, buscou-se uma abordagem qualitativa por ser aquela que melhor se adequa ao objeto dessa investigação. Os sujeitos desta pesquisa são 10 (dez) professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola “Vilmo Ornelas Sarlo”, no Município de Presidente Kennedy, ES. De acordo com as entrevistas realizadas, ficou evidente a importância de se utilizar as tecnologias de comunicação e informação no processo de ensino aprendizagem, bem como, que o professor necessita buscar, pouco a pouco, dominar as tecnologias, inovando suas práticas pedagógicas. Assim, conclui-se que, embora os professores não possuam conhecimentos elevados a respeito das TIC’s, enfrentam poucas dificuldades em implementar estas ferramentas em sua prática. O que pode denotar que não se faz necessário que o professor desenvolva aptidões complexas voltadas à compreensão e emprego das TIC’s, mas que consiga utilizar da melhor forma e inseri-las em sua prática pedagógica.