• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEIF VILMO ORNELAS SARLO

Thumbnail
View/Open
LICIANE DE SOUZA ARAÚJO SEDANO.pdf (9.300Mb)
Date
2022-09-22
Author
SEDANO, Liciane de Souza Araújo
Metadata
Show full item record
Abstract
SEDANO, Liciane de Souza Araújo. O uso de ferramentas tecnológicas em anos iniciais do Ensino Fundamental na EMEIF Vilmo Ornelas Sarlo. 2022. 125 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A presente pesquisa traz como objetivo principal investigar e analisar as contribuições das TICs para o processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Ela identifica os elementos que influenciam a formação de um novo perfil de educadores, revisando o papel da escola na era da informação e buscando sugestões metodológicas para a utilização das TICs como ferramentas intermediárias no processo de ensino/aprendizagem. Aqui, buscou-se uma abordagem qualitativa por ser aquela que melhor se adequa ao objeto dessa investigação. Os sujeitos desta pesquisa são 10 (dez) professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola “Vilmo Ornelas Sarlo”, no Município de Presidente Kennedy, ES. De acordo com as entrevistas realizadas, ficou evidente a importância de se utilizar as tecnologias de comunicação e informação no processo de ensino aprendizagem, bem como, que o professor necessita buscar, pouco a pouco, dominar as tecnologias, inovando suas práticas pedagógicas. Assim, conclui-se que, embora os professores não possuam conhecimentos elevados a respeito das TIC’s, enfrentam poucas dificuldades em implementar estas ferramentas em sua prática. O que pode denotar que não se faz necessário que o professor desenvolva aptidões complexas voltadas à compreensão e emprego das TIC’s, mas que consiga utilizar da melhor forma e inseri-las em sua prática pedagógica.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1506
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback