• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA “ORCI BATALHA” DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
View/Open
CLÁUDIA MÁRCIA CORRÊA DE JESUS.pdf (1.742Mb)
Date
2021-11-22
Author
JESUS, Cláudia Márcia Corrêa de
Metadata
Show full item record
Abstract
DE JESUS, CLÁUDIA MÁRCIA CORRÊA. Educação quilombola: um olhar sobre as práticas pedagógicas na Escola “Orci Batalha” do município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES. Esta pesquisa tem como referência a comunidade quilombola de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy-ES e busca investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes na Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental “Orci Batalha” e a maneira pela qual elas se acomodam à percepção de uma “educação quilombola”. O objetivo deste trabalho é identificar as práticas pedagógicas, em perspectiva geral, utilizadas pelos docentes sobre a educação quilombola e verificar se elas estão contempladas no projeto político-pedagógico (PPP) da escola e se a escola é contemplada com material didático e paradidático específico como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativa, que se desenvolve com base em um estudo de caso. Recorreu-se como instrumento à entrevista semiestruturada, tendo por universo os professores da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental da escola quilombola supracitada, o que justifica a necessidade de acompanhar as ações voltadas para as práticas pedagógicas da Educação Escolar Quilombola. Diante do resultado, observou-se que a referida instituição escolar em seu projeto político-pedagógico e em suas práticas educativas implementam as questões sócio-históricas e culturais da educação quilombola, apresentando, assim, uma educação que considera a história e realidade da comunidade escolar e caminha para uma efetivação dessas políticas educacionais no chão da escola.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1460
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback