EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA “ORCI BATALHA” DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
DE JESUS, CLÁUDIA MÁRCIA CORRÊA. Educação quilombola: um olhar sobre as práticas pedagógicas na Escola “Orci Batalha” do município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES.
Esta pesquisa tem como referência a comunidade quilombola de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy-ES e busca investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes na Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental “Orci Batalha” e a maneira pela qual elas se acomodam à percepção de uma “educação quilombola”. O objetivo deste trabalho é identificar as práticas pedagógicas, em perspectiva geral, utilizadas pelos docentes sobre a educação quilombola e verificar se elas estão contempladas no projeto político-pedagógico (PPP) da escola e se a escola é contemplada com material didático e paradidático específico como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativa, que se desenvolve com base em um estudo de caso. Recorreu-se como instrumento à entrevista semiestruturada, tendo por universo os professores da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental da escola quilombola supracitada, o que justifica a necessidade de acompanhar as ações voltadas para as práticas pedagógicas da Educação Escolar Quilombola. Diante do resultado, observou-se que a referida instituição escolar em seu projeto político-pedagógico e em suas práticas educativas implementam as questões sócio-históricas e culturais da educação quilombola, apresentando, assim, uma educação que considera a história e realidade da comunidade escolar e caminha para uma efetivação dessas políticas educacionais no chão da escola.