CAMINHOS PARA ELABORAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
BANDEIRA, Bethania Silva.Caminhos para Elaboração de Formação Continuada de Professores de Presidente Kennedy/ES.2021, 95 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir e relatar sobre a formação continuada de professores desenvolvida no município de Presidente Kennedy/ES, como um processo constante para ressignificação dos saberes que oferecem a base para a prática dos educadores. Dessa forma, analisou o entendimento dos professores sobre o processo de formação continuada oferecido no município de Presidente Kennedy/ES, bem como quais são as dificuldades de aprendizagem e construção de novas estratégias para a melhoria da formação continuada aos professores da Educação Infantil no município. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida buscando contribuir para o campo acadêmico da área da educação, pois abordou as temáticas em diálogo com os professores, produzindo uma formação continuada que foi compartilhada com eles, permitindo que o educador acrescente conhecimento capaz de gerar transformação nos contextos profissional e escolar. A metodologia aplicada na pesquisa foi a bibliográfica, e a coleta de dados se deu por meio da pesquisa de campo, tendo como instrumento a entrevista, que foi realizada de forma online, através do aplicativo Google Meet. Evidenciou-se que os professores sabem da importância da formação continuada, principalmente na Educação Infantil, mas que no município de Presidente Kennedy – ES, ainda se tem pouco investimento nessas qualificações, necessitando que sejam criadas políticas públicas pela Secretaria de Educação, visando à formação continuada dos professores da rede municipal.