ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA LINHA DE FRENTE AO COMBATE DO COVID-19 EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NA CIDADE DE MARATAIZES-ES.
Abstract
OLIVEIRA, Alessandra Ribeiro de. Análise da saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente ao combate do covid-19 em uma unidade de pronto atendimento na cidade de Marataízes-ES. 2021. 57f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Estamos vivenciando uma grande pandemia com o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), cuja doença é denominada COVID-19, que é altamente contagiosa, sendo considerada um dos maiores desafios na saúde na escala global. Assim, este estudo é sobre “Análise da saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente ao combate do covid-19 em uma unidade de pronto atendimento na cidade de Marataízes-ES” com o objetivo de mensurar o impacto do COVID-19 na saúde mental dos Profissionais do Pronto Atendimento de Saúde (UPA) no Município de Marataízes – ES. Os sujeitos da pesquisa foram 45 (quarenta e cinco) funcionários que responderam o questionário, o qual oportunizou estudar sobre a pandemia da COVID-19, sua trajetória e influência neste Século XXI e também mapear e compreender as percepções dos Profissionais da Saúde em relação os desafios, enfrentados frente ao cenário da pandemia da Covid-19.Os resultados obtidos revelam que é necessário que a saúde desses profissionais precisa de atenção, e deverá estar associada ao seu bem-estar físico, mental, emocional e social. Assim, como Produto Final, foi elaborada uma Cartilha voltada para promoção da qualidade de vida e saúde mental dos Profissionais da Saúde de forma a contribuir para a sensibilização e conscientização para enfrentamento dos desafios, frente ao cenário da pandemia da COVID-19.