dc.contributor.author | LIMA, Adelma Benevides de | |
dc.contributor.author | FERNANDES, Adrielle | |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Alanna Cris Silva | |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Lidia Moreira Mendes dos | |
dc.contributor.author | GOMES, Angerica Maurício de Souza | |
dc.contributor.author | ARAUJO, Caroline Fardin | |
dc.contributor.author | BARRETO, Evan Pereira | |
dc.contributor.author | JUNIOR, Evilásio Mussy Caetano | |
dc.contributor.author | LORDES, Josinete Braga Borges | |
dc.contributor.author | MACHADO, Marcella de Oréquio Fernandes | |
dc.contributor.author | OREQUIO, Mônica Cristina de | |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Ronneo Lucio Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T12:34:24Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T12:34:24Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1439 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta revisão tem por objetivo reunir
a literatura existente para apontar as políticas
de acessibilidade das escolas brasileiras para
alunos com síndrome de down, através de uma
revisão que reúne as condições da educação
especial brasileira e das questões referentes às
políticas públicas de inclusão dessa minoria. A
síndrome de Down (SD) é uma doença genética.
O diagnóstico clínico da criança pode ser feito
pelas suas características físicas (fenótipo) nas
primeiras horas após o nascimento, seguido da
análise citogenética do cariótipo metafásico a ser
confirmado. Falar em educação especial no Brasil
significa necessariamente considerar os dois
componentes de nossa história: a desigualdade
e a diversidade. O país foi estabelecido com
base na diversidade de população e história, mas de formas extremamente desiguais. Para integrar as escolas à sociedade, as instituições
educacionais precisam eliminar obstáculos em sua estrutura física e oferecer outras ideias
que considerem a diversidade, atendam às necessidades dos alunos e alunos com deficiência
e adotem métodos adequados às diferenças desses alunos. Conclui-se, portanto, que a
educação especial no Brasil passa por situações peculiares desde os primeiros tempos do
investimento público na educação, e que desde a promulgação de tratados internacionais e
do reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência, que o ambiente escolar vem se
preparando para os desafios de receber os alunos com síndrome de down. | pt_BR |
dc.subject | Educação especial. Síndrome de down. Políticas Públicas. Educação inclusiva. | pt_BR |
dc.title | A ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | pt_BR |