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dc.contributor.authorLIMA, Adelma Benevides de
dc.contributor.authorFERNANDES, Adrielle
dc.contributor.authorRODRIGUES, Alanna Cris Silva
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Lidia Moreira Mendes dos
dc.contributor.authorGOMES, Angerica Maurício de Souza
dc.contributor.authorARAUJO, Caroline Fardin
dc.contributor.authorBARRETO, Evan Pereira
dc.contributor.authorJUNIOR, Evilásio Mussy Caetano
dc.contributor.authorLORDES, Josinete Braga Borges
dc.contributor.authorMACHADO, Marcella de Oréquio Fernandes
dc.contributor.authorOREQUIO, Mônica Cristina de
dc.contributor.authorRODRIGUES, Ronneo Lucio Silva
dc.date.accessioned2023-03-31T12:34:24Z
dc.date.available2023-03-31T12:34:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1439
dc.description.abstractRESUMO: Esta revisão tem por objetivo reunir a literatura existente para apontar as políticas de acessibilidade das escolas brasileiras para alunos com síndrome de down, através de uma revisão que reúne as condições da educação especial brasileira e das questões referentes às políticas públicas de inclusão dessa minoria. A síndrome de Down (SD) é uma doença genética. O diagnóstico clínico da criança pode ser feito pelas suas características físicas (fenótipo) nas primeiras horas após o nascimento, seguido da análise citogenética do cariótipo metafásico a ser confirmado. Falar em educação especial no Brasil significa necessariamente considerar os dois componentes de nossa história: a desigualdade e a diversidade. O país foi estabelecido com base na diversidade de população e história, mas de formas extremamente desiguais. Para integrar as escolas à sociedade, as instituições educacionais precisam eliminar obstáculos em sua estrutura física e oferecer outras ideias que considerem a diversidade, atendam às necessidades dos alunos e alunos com deficiência e adotem métodos adequados às diferenças desses alunos. Conclui-se, portanto, que a educação especial no Brasil passa por situações peculiares desde os primeiros tempos do investimento público na educação, e que desde a promulgação de tratados internacionais e do reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência, que o ambiente escolar vem se preparando para os desafios de receber os alunos com síndrome de down.pt_BR
dc.subjectEducação especial. Síndrome de down. Políticas Públicas. Educação inclusiva.pt_BR
dc.titleA ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR


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