SALA DE AULA INVERTIDA APOIADA POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
GONÇALVES, Ana Paula Rocha. Sala de aula invertida apoiada por ferramentas tecnológicas no ensino de História. 2022. 88f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2022.
Apesar de já existirem muitas produções científicas publicadas, tendo como tema a importância das inovações metodológicas no ambiente escolar, ainda se torna distante o alcance do ideal de uma educação alinhada com a realidade das mudanças tecnológicas, sociais, trabalhistas, de relacionamento, entre outras, pelas quais vem passando o mundo atual. Considerando as transformações que a sociedade passa constantemente, conclui-se que a disciplina de História apresenta densos conteúdos que, por sua vez, necessitam ser trabalhados em uma totalidade, dada a relevância da mesma. Pautando-se nessa densidade de conteúdos pensa-se na necessidade de otimização do tempo em sala de aula, e, portanto, propõe-se a implementação da metodologia da “Sala de aula invertida”, como recurso para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre os temas de estudo que serão abordados posteriormente em sala. E que, ainda, se utilize tecnologias já conhecidas pelos estudantes, como recurso para implementação dessa metodologia. Em busca de desenvolver um estudo que possa gerar melhorias na abordagem dos conteúdos, e consequentemente na aprendizagem dos estudantes, a problemática levantada pelo estudo foi: “como a sala de aula invertida pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de história?” Por meio da pesquisa-ação, envolvendo 30 alunos do Ensino Médio e uma professora de História, o estudo tem como objetivo geral delineado para investigação: identificar quais os desafios e potencialidades encontrados na aplicação da sala de aula invertida apoiada pelas ferramentas tecnológicas no ensino de História. Como resultado, o estudo permitiu perceber que a metodologia da Sala de Aula Invertida estimula a comunidade discente a estar aberta para novas metodologias de ensino, visto que o público participante, especificamente do Ensino Médio, possui mais contato com as tecnologias propostas pela metodologia em questão. O mesmo ocorre em relação às tecnologias utilizadas pelo corpo docente, de modo que a capacitação desses para o uso de recursos tecnológicos mais atuais torna-se o ponto fundamental para a viabilização da Sala de Aula Invertida.