dc.description.abstract | GONÇALVES, Ana Paula Rocha. Sala de aula invertida apoiada por ferramentas tecnológicas no ensino de História. 2022. 88f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2022.
Apesar de já existirem muitas produções científicas publicadas, tendo como tema a importância das inovações metodológicas no ambiente escolar, ainda se torna distante o alcance do ideal de uma educação alinhada com a realidade das mudanças tecnológicas, sociais, trabalhistas, de relacionamento, entre outras, pelas quais vem passando o mundo atual. Considerando as transformações que a sociedade passa constantemente, conclui-se que a disciplina de História apresenta densos conteúdos que, por sua vez, necessitam ser trabalhados em uma totalidade, dada a relevância da mesma. Pautando-se nessa densidade de conteúdos pensa-se na necessidade de otimização do tempo em sala de aula, e, portanto, propõe-se a implementação da metodologia da “Sala de aula invertida”, como recurso para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre os temas de estudo que serão abordados posteriormente em sala. E que, ainda, se utilize tecnologias já conhecidas pelos estudantes, como recurso para implementação dessa metodologia. Em busca de desenvolver um estudo que possa gerar melhorias na abordagem dos conteúdos, e consequentemente na aprendizagem dos estudantes, a problemática levantada pelo estudo foi: “como a sala de aula invertida pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de história?” Por meio da pesquisa-ação, envolvendo 30 alunos do Ensino Médio e uma professora de História, o estudo tem como objetivo geral delineado para investigação: identificar quais os desafios e potencialidades encontrados na aplicação da sala de aula invertida apoiada pelas ferramentas tecnológicas no ensino de História. Como resultado, o estudo permitiu perceber que a metodologia da Sala de Aula Invertida estimula a comunidade discente a estar aberta para novas metodologias de ensino, visto que o público participante, especificamente do Ensino Médio, possui mais contato com as tecnologias propostas pela metodologia em questão. O mesmo ocorre em relação às tecnologias utilizadas pelo corpo docente, de modo que a capacitação desses para o uso de recursos tecnológicos mais atuais torna-se o ponto fundamental para a viabilização da Sala de Aula Invertida. | pt_BR |