Mostrar el registro sencillo del ítem
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ADOLESCENTE AUTISTA: DESAFIOS PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA
dc.contributor.author | AGUIAR, Delma do Carmo Ker e | |
dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T18:52:56Z | |
dc.date.available | 2023-01-12T18:52:56Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1415 | |
dc.description.abstract | O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, objetiva discutir os desafios de famílias e escolas no processo de educação de estudantes adolescentes autistas, período caracterizado por grandes transformações físicas e psicológicas. Almeja colaborar com escolas e famílias, de maneira positiva e eficiente, considerando ser a pesquisadora mãe de adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utiliza uma metodologia narrativa, considerando a observação e a escuta ativa, participante da vivência junto ao adolescente em questão, a organização de rodas de conversas com famílias e professores. Para tanto, utiliza como aportes teóricos os estudos de Leo Kanner, ao tratar do adolescente autista, de Claudio Roberto Batista e Cleonice Bosa, ao discutir a educação desse sujeito, e de Maria Tereza Eglér Mantoan, ao tratar da inclusão do estudante. Aponta-se possibilidades de encaminhamentos, ainda que iniciais, como possibilidades de incluir o adolescente autista nos processos familiares e escolares. | pt_BR |
dc.subject | Autismo; adolescência; família; escola; inclusão. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ADOLESCENTE AUTISTA: DESAFIOS PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artigos científicos [183]