SEGURANÇA DO PACIENTE NO PRONTO ATENDIMENTO DE MARATAÍ-ZES-ES: CULTURA E RESULTADOS DE EFICIÊNCIA E QUALIDADE
Date
2020Author
OLIVEIRA, Alessandra Ribeiro de
SOUZA, Liliane de Castro Borges
LIMA, Elaine da Penha
GAMBARINE, Rita de Cassia Machado
OLIVEIRA, Weverton Santos de
FREITAS, Keyla Arcanjo
NUNES, Marcos Antonius da Costa
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Investigar a segurança do paciente no pronto atendimento de Marataízes-ES e determinar se existe variância de acordo com a cultura de segurança existente, a espera e os resultados das variáveis de eficiência e qualidade. Metodologia: Utilizou-se questionário elaborado com base nas premissas dos protocolos da ANVISA sobre cultura de segurança do paciente, para investigar as premissas básicas que envolvem a segurança do paciente como higiene das mãos, identificação do paciente e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Foi aplicado aos 16 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem que trabalham neste local. Discussão: A principal constatação foi que a equipe, apesar do conhecimento sobre suas atribuições e atuação dentro do pronto atendimento quanto í segurança do paciente, ainda pode ter suas ações reformuladas para melhorar o quadro de eficiência e qualidade. Conclusão: Há uma preocupação da gerência/coordenação da UPA em relação í manutenção de uma cultura de segurança e qualidade, principalmente em relação ao tempo de espera do paciente, usando a classificação de riscos e uma equipe técnica bem estruturada para priorização dos atendimentos de Urgência e Emergência.
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