• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ELAINE GUEDES NOGUEIRA.pdf (3.265Mb)
Data
2022-11-04
Autor
NOGUEIRA, Elaine Guedes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
NOGUEIRA, Elaine Guedes. Jogos como recurso didático no processo de alfabetização de estudantes do ensino fundamental em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário Vale do Cricaré. São Mateus-ES. 2022 A presente pesquisa objetiva entender como os professores alfabetizadores de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES compreendem a utilização dos jogos como recurso didático no processo de alfabetização de estudantes do 1º e do 2º ano do ensino fundamental. A abordagem sobre o tema justifica-se por acreditar que a utilização de tal proposta lúdica contribui de forma significativa para a aprendizagem da criança, criando um ambiente mais prazeroso para que essas possam ser alfabetizadas, além de abrir caminho para que os professores possam refletir e debater sobre a aprendizagem e a ludicidade, como forma de repensar suas práticas educativas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que adotou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários e a realização de uma entrevista junto aos professores das referidas turmas. A apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdos, para tanto, o estudo consubstancia-se nas ideias de Soares (2008), Freire (1967 e 1989), Negrine (1994), Santos (2007) e Kisnhimoto (1994, 2002 e 2006). Os resultados obtidos revelaram que os professores entendem a importância do uso dos jogos para potencializar o processo de alfabetização de seus educandos, porém encontram muitos desafios para aplicá-los em sala de aula, justificando sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento escolar. Sendo assim, foi confeccionado como produto final um caderno de jogos educacionais composto pelos jogos sugeridos pelos professores entrevistados, contendo estratégias e modelos de jogos que servirá como um guia instrutivo para professores alfabetizadores.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1343
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião