JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES
Abstract
NOGUEIRA, Elaine Guedes. Jogos como recurso didático no processo de alfabetização de estudantes do ensino fundamental em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário Vale do Cricaré. São Mateus-ES. 2022
A presente pesquisa objetiva entender como os professores alfabetizadores de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES compreendem a utilização dos jogos como recurso didático no processo de alfabetização de estudantes do 1º e do 2º ano do ensino fundamental. A abordagem sobre o tema justifica-se por acreditar que a utilização de tal proposta lúdica contribui de forma significativa para a aprendizagem da criança, criando um ambiente mais prazeroso para que essas possam ser alfabetizadas, além de abrir caminho para que os professores possam refletir e debater sobre a aprendizagem e a ludicidade, como forma de repensar suas práticas educativas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que adotou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários e a realização de uma entrevista junto aos professores das referidas turmas. A apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdos, para tanto, o estudo consubstancia-se nas ideias de Soares (2008), Freire (1967 e 1989), Negrine (1994), Santos (2007) e Kisnhimoto (1994, 2002 e 2006). Os resultados obtidos revelaram que os professores entendem a importância do uso dos jogos para potencializar o processo de alfabetização de seus educandos, porém encontram muitos desafios para aplicá-los em sala de aula, justificando sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento escolar. Sendo assim, foi confeccionado como produto final um caderno de jogos educacionais composto pelos jogos sugeridos pelos professores entrevistados, contendo estratégias e modelos de jogos que servirá como um guia instrutivo para professores alfabetizadores.