PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
Resumen
COSTA, LEONARDO BARRETO DA. PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDYES, 2021. P. 110. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021.
Esta pesquisa objetivou compreenderas práticas avaliativas dos professores de Educação física, que atuam no ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi feita a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a importância da prática avaliativa da sala de aula de docentes da Educação Física. Para tanto o estudo consubstanciou-se nas ideias de Darido (2012), Luckesi(2013), Hoffmann (2008), Esteban (2002) e Ballester (2003). A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que o instrumento de avaliação na Educação Física no Ensino Fundamental, pode promover um enlace do educando ao objetivo possível e livre da dependência ou interferência da análise e do ponto de vista do próprio professor.A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas.Os resultados apontam que através da prática avaliativa pode ser percebida ou associada a um processo continuo que permite buscar subsídios para diagnosticar, julgar e tomar decisões e fornecer ao aluno um diagnóstico permanente do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, propôs ao final da pesquisa elaborar um Guia didático em formato de um e-book, após a aplicação e desdobramento dos questionários com os professores de Educação Física do Ensino Fundamental.