• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
PAULINA PEDRO DAS NEVES.pdf (1.889Mb)
Data
2022-07-28
Autor
NEVES, Paulina Pedro das
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
NEVES, Paulina Pedro das. Estratégias pedagógicas dos professores na Educação Especial de alunos de anos iniciais na pandemia da Covid19 em Presidente Kennedy-ES. 105f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2022. Este estudo que buscou um aprofundamento maior nas estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores na educação especial dos alunos dos anos iniciais durante o ensino remoto no município de Presidente Kennedy-ES, teve como objetivo compreender de que forma essas estratégias pedagógicas foram utilizadas junto a esses alunos nas 3 escolas polos do município durante o período da Pandemia da Covid-19. A escolha desse tema se justifica em virtude da necessidade de se realizar uma análise mais detalhada da mediação e das estratégias desenvolvidas pelas professoras no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais para entender o processo de ensino e as práticas desenvolvidas por esses docentes que puderam favorecer uma evolução gradativa no processo de ensino e aprendizagem deste aluno durante o período pandêmico. Será realizado um estudo qualitativo e a pesquisa terá 15 (quinze) professoras das escolas alvo da pesquisa. A análise será realizada através de um questionário semiestruturado de forma presencial. Ao final da empreitada investigativa, foi construído um produto final, em forma de e-book, a partir do grupo focal realizado junto aos educadores sujeitos dessa pesquisa e que, coletivamente, selecionaram as práticas educativas que, na opinião deles, melhor contribuem para fortalecer a intervenção realizada junto a esses alunos da educação especial no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, espera-se, na perspectiva de uma prática mais reflexiva e colaborativa frente às possibilidades do ensino remoto, contribuir com os professores da educação especial no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que concorram para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos seus alunos. Assim, concluiu-se, da análise dos dados e respostas das educadoras que, mesmo com os esforços depreendidos na prática diária para desenvolver um processo de ensino que desperte no aluno com necessidades educacionais especiais a vontade de aprender e melhorar o desempenho acadêmico, tanto no presencial quanto no online, pouco se viu de evolução nas estratégias pedagógicas, pela dificuldade de uso das TIC’s como ferramenta para atender às limitações desses alunos e tornar o ensino mais criativo e motivador, mantendo a qualidade da educação mesmo durante o período pandêmico, pois a maioria delas optou por manter as mesmas atividades utilizadas antes do ensino remoto, mesmo junto aos alunos com necessidades especiais.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1337
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião