ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Abstract
NEVES, Paulina Pedro das. Estratégias pedagógicas dos professores na Educação Especial de alunos de anos iniciais na pandemia da Covid19 em Presidente Kennedy-ES. 105f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2022.
Este estudo que buscou um aprofundamento maior nas estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores na educação especial dos alunos dos anos iniciais durante o ensino remoto no município de Presidente Kennedy-ES, teve como objetivo compreender de que forma essas estratégias pedagógicas foram utilizadas junto a esses alunos nas 3 escolas polos do município durante o período da Pandemia da Covid-19. A escolha desse tema se justifica em virtude da necessidade de se realizar uma análise mais detalhada da mediação e das estratégias desenvolvidas pelas professoras no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais para entender o processo de ensino e as práticas desenvolvidas por esses docentes que puderam favorecer uma evolução gradativa no processo de ensino e aprendizagem deste aluno durante o período pandêmico. Será realizado um estudo qualitativo e a pesquisa terá 15 (quinze) professoras das escolas alvo da pesquisa. A análise será realizada através de um questionário semiestruturado de forma presencial. Ao final da empreitada investigativa, foi construído um produto final, em forma de e-book, a partir do grupo focal realizado junto aos educadores sujeitos dessa pesquisa e que, coletivamente, selecionaram as práticas educativas que, na opinião deles, melhor contribuem para fortalecer a intervenção realizada junto a esses alunos da educação especial no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, espera-se, na perspectiva de uma prática mais reflexiva e colaborativa frente às possibilidades do ensino remoto, contribuir com os professores da educação especial no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que concorram para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos seus alunos. Assim, concluiu-se, da análise dos dados e respostas das educadoras que, mesmo com os esforços depreendidos na prática diária para desenvolver um processo de ensino que desperte no aluno com necessidades educacionais especiais a vontade de aprender e melhorar o desempenho acadêmico, tanto no presencial quanto no online, pouco se viu de evolução nas estratégias pedagógicas, pela dificuldade de uso das TIC’s como ferramenta para atender às limitações desses alunos e tornar o ensino mais criativo e motivador, mantendo a qualidade da educação mesmo durante o período pandêmico, pois a maioria delas optou por manter as mesmas atividades utilizadas antes do ensino remoto, mesmo junto aos alunos com necessidades especiais.