• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

USO DAS TICS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
View/Open
ANDRÉ VIEIRA JORDÃO.pdf (4.545Mb)
Date
2022-04-13
Author
JORDÃO, André Vieira
Metadata
Show full item record
Abstract
JORDÃO, André Vieira. Uso das TICs como ferramenta para a educação ambiental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré. 2022. As alterações e mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente nas últimas décadas, exigem uma nova formação, mais articulada e integrada, para que prevaleça a crítica, a reflexão e, sobretudo a ação. Nesse sentido, buscou-se com este estudo responder a seguinte questão-problema: Quais as possibilidades da utilização das TIC’s, como ferramenta educacional para o desenvolvimento da educação ambiental, pelos professores das escolas do município de Presidente Kennedy-ES? Para tanto, tem-se como objetivo geral compreender a utilização das TIC’s como ferramenta educacional para o desenvolvimento da educação ambiental pelos professores das escolas do município de Presidente Kennedy-ES. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, em uma amostra composta por 126 professores e 12 gestores das escolas da rede municipal de educação do município de Presidente Kennedy-ES. As informações para a pesquisa foram obtidas por meio de questionário organizado no Google Forms e o link foi encaminhado aos 342 professores e 20 gestores através de e-mail e/ou do aplicativo WhatsApp. Os professores, apesar de compreenderem a importância das TIC’s e da Educação Ambiental, trabalham estes conteúdos de forma esporádica e fragmentada. Em relação às escolas, conclui-se que, estas não oferecem a infraestrutura necessária para um trabalho interdisciplinar com uso de tecnologias. Assim, integrar as TIC’s no processo de construção de uma nova perspectiva sobre as relações entre sociedade e natureza constitui uma oportunidade para trabalhar criticamente como parte do processo de ensino. Só assim é possível garantir que os benefícios no uso das novas tecnologias contribuam para gerar responsabilidade cidadã pelo direito a um meio ambiente saudável.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1318
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback