• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A PRÁTICA DE LEITURA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES LEITORAS DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

Thumbnail
Ver/
FRANCIELI ALVES DA SILVA.pdf (1.798Mb)
Fecha
2022-02-12
Autor
SILVA, Francieli Alves da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
SILVA, Francieli Alves da. A prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré), São Mateus, Espírito Santo, 2022. Esta pesquisa discorreu sobre a prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais e abordou aspectos do uso de metodologias criativas de leitura e como elas podem ajudar as crianças a vencer suas dificuldades enquanto leitoras. O principal objetivo do estudo foi analisar os impactos positivos que a criatividade pode trazer para o desenvolvimento de estratégias de leitura que auxiliem as/os estudantes com dificuldades de leitura. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes aspectos: analisar a relação existente entre o tempo de experiência na docência e o uso da criatividade docente na prática diária; discutir a importância da criatividade no exercício do trabalho educativo; apresentar estratégias de leitura inovadoras que estimulem o potencial criativo das/os discentes; e por fim desenvolver um guia digital destinada à docência dos anos iniciais, com orientações e sugestões de como utilizar a criatividade no desenvolvimento de estratégias de leitura com o propósito fortalecer o processo de aprendizagem de leitura da criança. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se abordar a importância do uso da criatividade docente no desenvolvimento de estratégias de leitura inovadoras para superação das dificuldades leitoras de educandas/os nos anos iniciais. Qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos seis professoras da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) São Salvador, município de Presidente Kennedy (ES), através de conversas online, via aplicativo Google Meet, em entrevistas semiestruturadas, cujos questionamentos básicos foram apoiados em teorias e hipóteses relacionados ao tema do estudo com questões abertas. Concluiu-se, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelas educadoras, que o uso da leitura criativa, como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais, mesmo com as dificuldades de interpretação, ainda é um recurso poderoso dentro do processo de ensino e aprendizagem da leitura.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1302
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias