A PRÁTICA DE LEITURA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES LEITORAS DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS
Abstract
SILVA, Francieli Alves da. A prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré), São Mateus, Espírito Santo, 2022.
Esta pesquisa discorreu sobre a prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais e abordou aspectos do uso de metodologias criativas de leitura e como elas podem ajudar as crianças a vencer suas dificuldades enquanto leitoras. O principal objetivo do estudo foi analisar os impactos positivos que a criatividade pode trazer para o desenvolvimento de estratégias de leitura que auxiliem as/os estudantes com dificuldades de leitura. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes aspectos: analisar a relação existente entre o tempo de experiência na docência e o uso da criatividade docente na prática diária; discutir a importância da criatividade no exercício do trabalho educativo; apresentar estratégias de leitura inovadoras que estimulem o potencial criativo das/os discentes; e por fim desenvolver um guia digital destinada à docência dos anos iniciais, com orientações e sugestões de como utilizar a criatividade no desenvolvimento de estratégias de leitura com o propósito fortalecer o processo de aprendizagem de leitura da criança. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se abordar a importância do uso da criatividade docente no desenvolvimento de estratégias de leitura inovadoras para superação das dificuldades leitoras de educandas/os nos anos iniciais. Qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos seis professoras da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) São Salvador, município de Presidente Kennedy (ES), através de conversas online, via aplicativo Google Meet, em entrevistas semiestruturadas, cujos questionamentos básicos foram apoiados em teorias e hipóteses relacionados ao tema do estudo com questões abertas. Concluiu-se, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelas educadoras, que o uso da leitura criativa, como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais, mesmo com as dificuldades de interpretação, ainda é um recurso poderoso dentro do processo de ensino e aprendizagem da leitura.