USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COM A LITERATURA INFANTIL PRODUZIDA PELA EDITORA DE LIVROS INFANTIS MUQUECA EDITORIAL
Resumo
MORGAN, LUCIANA TONON FONTANA. Uso das metodologias ativas com a literatura infantil produzida pela editora de livros infantis Muqueca Editorial. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2021.
Em face ao contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), com início em 2020 permanecendo até o momento, a premissa de inovação desse estudo é evidenciar o delineamento de metodologias ativas, por meio de sequências didáticas, idealizadas com as obras no formato de e-book do escritor Ilvan Filho, associadas ao aplicativo de celular “Colorindo a Cultura Capixaba”. Pauta-se por criar sequências didáticas que estabeleçam o compromisso com a aquisição do conhecimento. Será analisado o projeto de ensino desenvolvido de maneira remota, como resposta no período pandêmico para obras de literatura infantil. Para tanto, os referenciais teóricos serão embasados na articulação escolar da leitura literária, bem como no uso de metodologias ativas no âmbito da pandemia. Mais do que o objeto de ensino, a leitura literária possibilita subsistir à realidade que, muitas vezes, nos impõe grandes desafios. Trabalhar as estratégias de leitura, suas técnicas e métodos, facilita a leitura e consequentemente, a compreensão dos diversos textos da atualidade, consolidando a leitura como uma prática significativa e prazerosa para os alunos. Deste modo, o professor por meio de metodologias ativas, irá aproximar os alunos da leitura compreensiva, culminando para que eles migrem da leitura básica para a leitura expandida e prazerosa, e portanto, tornará seus momentos de isolamento menos maçantes.