• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COM A LITERATURA INFANTIL PRODUZIDA PELA EDITORA DE LIVROS INFANTIS MUQUECA EDITORIAL

Thumbnail
View/Open
LUCIANA TONON FONTANA MORGAN.pdf (1.549Mb)
Date
2021
Author
MORGAN, Luciana Tonon Fontana
Metadata
Show full item record
Abstract
MORGAN, LUCIANA TONON FONTANA. Uso das metodologias ativas com a literatura infantil produzida pela editora de livros infantis Muqueca Editorial. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2021. Em face ao contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), com início em 2020 permanecendo até o momento, a premissa de inovação desse estudo é evidenciar o delineamento de metodologias ativas, por meio de sequências didáticas, idealizadas com as obras no formato de e-book do escritor Ilvan Filho, associadas ao aplicativo de celular “Colorindo a Cultura Capixaba”. Pauta-se por criar sequências didáticas que estabeleçam o compromisso com a aquisição do conhecimento. Será analisado o projeto de ensino desenvolvido de maneira remota, como resposta no período pandêmico para obras de literatura infantil. Para tanto, os referenciais teóricos serão embasados na articulação escolar da leitura literária, bem como no uso de metodologias ativas no âmbito da pandemia. Mais do que o objeto de ensino, a leitura literária possibilita subsistir à realidade que, muitas vezes, nos impõe grandes desafios. Trabalhar as estratégias de leitura, suas técnicas e métodos, facilita a leitura e consequentemente, a compreensão dos diversos textos da atualidade, consolidando a leitura como uma prática significativa e prazerosa para os alunos. Deste modo, o professor por meio de metodologias ativas, irá aproximar os alunos da leitura compreensiva, culminando para que eles migrem da leitura básica para a leitura expandida e prazerosa, e portanto, tornará seus momentos de isolamento menos maçantes.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1289
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback