dc.description.abstract | LAGE, Maria Aparecida de Oliveira. ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021.133 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A presente pesquisa objetivou compreender como ocorre a prática docente relacionada à literatura infantil na Pré-escola da EMEIEF “Vimo Ornelas Sarlo” no município de Presidente Kennedy-ES. Com a proposta de elucidar a importância das ações educativas para potencializar a prática pedagógica da leitura na Educação Infantil. Deste modo, adotou-se como procedimento metodológico o estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários e de roda de conversa com professores regentes da Educação Infantil, cuja finalidade é evidenciar a percepção dos profissionais da educação a respeito da importância da leitura na Educação Infantil. Para análise, adotou-se uma abordagem quantiqualitativa, de natureza exploratória, a partir do entendimento de autores fundamentais para o desenvolvimento da literatura infantil. O estudo foi consubstanciado nas ideias de Solé (1998), Giroto e Souza (2010), Abramovich (1995) e demais publicações recentes que retratam a temática da Literatura Infantil. Buscouse, com esta pesquisa, discutir a relação entre o que se entende por leitura na Educação Infantil, as situações e os materiais planejados e organizados para sua realização na pré-escola. Neste texto, reflete-se sobre como a leitura é entendida e proposta no cotidiano das crianças. Os resultados sugerem que é possível depreender que os entendimentos dos professores sobre a leitura na Educação Infantil fundamentam suas práticas e, mediante eles, os lugares que as situações, dedicadas a ela, ocupam na rotina pedagógica das crianças. Além disso, propôs-se, ao final da pesquisa, elaborar um guia para os professores com uma sequência didática, através de livro de literatura infantil. As atividades foram elaboradas como desdobramentos da roda de conversa a partir do livro “O Gato Verde”, do autor capixaba Ilvan Filho e com base nos objetivos da BNCC de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil: nos campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala pensamento e imaginação direcionados aos professores de Educação Infantil. | pt_BR |