• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
View/Open
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA LAGE.pdf (12.02Mb)
Date
2021
Author
LAGE, Maria Aparecida De Oliveira
Metadata
Show full item record
Abstract
LAGE, Maria Aparecida de Oliveira. ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021.133 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A presente pesquisa objetivou compreender como ocorre a prática docente relacionada à literatura infantil na Pré-escola da EMEIEF “Vimo Ornelas Sarlo” no município de Presidente Kennedy-ES. Com a proposta de elucidar a importância das ações educativas para potencializar a prática pedagógica da leitura na Educação Infantil. Deste modo, adotou-se como procedimento metodológico o estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários e de roda de conversa com professores regentes da Educação Infantil, cuja finalidade é evidenciar a percepção dos profissionais da educação a respeito da importância da leitura na Educação Infantil. Para análise, adotou-se uma abordagem quantiqualitativa, de natureza exploratória, a partir do entendimento de autores fundamentais para o desenvolvimento da literatura infantil. O estudo foi consubstanciado nas ideias de Solé (1998), Giroto e Souza (2010), Abramovich (1995) e demais publicações recentes que retratam a temática da Literatura Infantil. Buscouse, com esta pesquisa, discutir a relação entre o que se entende por leitura na Educação Infantil, as situações e os materiais planejados e organizados para sua realização na pré-escola. Neste texto, reflete-se sobre como a leitura é entendida e proposta no cotidiano das crianças. Os resultados sugerem que é possível depreender que os entendimentos dos professores sobre a leitura na Educação Infantil fundamentam suas práticas e, mediante eles, os lugares que as situações, dedicadas a ela, ocupam na rotina pedagógica das crianças. Além disso, propôs-se, ao final da pesquisa, elaborar um guia para os professores com uma sequência didática, através de livro de literatura infantil. As atividades foram elaboradas como desdobramentos da roda de conversa a partir do livro “O Gato Verde”, do autor capixaba Ilvan Filho e com base nos objetivos da BNCC de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil: nos campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala pensamento e imaginação direcionados aos professores de Educação Infantil.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1273
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback