PERCEPÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COMO FACILITADOR E MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
BERNARDO, MARILDA DE SOUZA PEREIRA. PERCEPÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COMO FACILITADOR E MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2021. 79 fls. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
O professor mediador é capaz de desenvolver o pleno desenvolvimento de seus alunos não apenas quanto ao conteúdo programático apresentado em sala de aula, mas quanto à formação cidadã do indivíduo, capacitando-o para o pleno exercício das mais diversas funções cognitivas e sociais. Dessa forma, o presente trabalho será desenvolvido no intuito de analisar a relação entre o professor e o aluno, o mediador e o mediado na aprendizagem, nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano, da escola EMEIEF "Orci Batalha", localizada em Presidente Kennedy/ES. Justifica-se a importância deste trabalho na contribuição para a transição de um ensino centrado no conteúdo, para aquele que se ocupe em desenvolver outras habilidades no educando, como pensamento crítico e raciocínio. A análise fundamenta-se, teoricamente, nos ensinamentos de Saviani (2003), Vygotsky (2007), Freire (2002), Masetto (2010), Leite (2012). Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, com método de investigação, que descreve os desafios e êxitos dos professores como mediadores no processo educativo educacional. O objetivo desse trabalho é esclarecer aos docentes que é possível ir além do conteúdo literal e fazer a diferença no desenvolvimento do aluno, identificando como eles podem ser um ser integral. Para tanto, foi feita uma pesquisa acerca do professor mediador e apresentado um recorte dos princípios da inovação congruentes com o intuito deste esboço. Os resultados e os apontamentos feitos foram discutidos à luz da teoria da exposta no referencial teórico. Espera-se que esse trabalho contribua para o aperfeiçoamento na teoria e na prática dos docentes e na mudança na perspectiva e visão do lugar do docente e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Os métodos de investigação utilizados foram: observação na escola e entrevista com os professores.