• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PERCEPÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COMO FACILITADOR E MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES

Thumbnail
View/Open
MARILDA DE SOUZA PEREIRA BERNARDO.pdf (2.825Mb)
Date
2021
Author
BERNARDO, Marilda De Souza Pereira
Metadata
Show full item record
Abstract
BERNARDO, MARILDA DE SOUZA PEREIRA. PERCEPÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COMO FACILITADOR E MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2021. 79 fls. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O professor mediador é capaz de desenvolver o pleno desenvolvimento de seus alunos não apenas quanto ao conteúdo programático apresentado em sala de aula, mas quanto à formação cidadã do indivíduo, capacitando-o para o pleno exercício das mais diversas funções cognitivas e sociais. Dessa forma, o presente trabalho será desenvolvido no intuito de analisar a relação entre o professor e o aluno, o mediador e o mediado na aprendizagem, nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano, da escola EMEIEF "Orci Batalha", localizada em Presidente Kennedy/ES. Justifica-se a importância deste trabalho na contribuição para a transição de um ensino centrado no conteúdo, para aquele que se ocupe em desenvolver outras habilidades no educando, como pensamento crítico e raciocínio. A análise fundamenta-se, teoricamente, nos ensinamentos de Saviani (2003), Vygotsky (2007), Freire (2002), Masetto (2010), Leite (2012). Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, com método de investigação, que descreve os desafios e êxitos dos professores como mediadores no processo educativo educacional. O objetivo desse trabalho é esclarecer aos docentes que é possível ir além do conteúdo literal e fazer a diferença no desenvolvimento do aluno, identificando como eles podem ser um ser integral. Para tanto, foi feita uma pesquisa acerca do professor mediador e apresentado um recorte dos princípios da inovação congruentes com o intuito deste esboço. Os resultados e os apontamentos feitos foram discutidos à luz da teoria da exposta no referencial teórico. Espera-se que esse trabalho contribua para o aperfeiçoamento na teoria e na prática dos docentes e na mudança na perspectiva e visão do lugar do docente e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Os métodos de investigação utilizados foram: observação na escola e entrevista com os professores.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1269
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback