O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
CUNHA, Jaqueline da. Utilização do Laborátorio de Informática como metodologia de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2020.
A intenção deste estudo é verificar como o uso da tecnologia, no âmbito educacional, instrutivo e administrativo, pode auxiliar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de ensino tradicional, nas salas de aula, utiliza ferramentas como o quadro negro, a apresentação da teoria e a prática por meio de exercícios e avaliações. Essa forma de transmissão do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem se apresenta obsoleta perante a evolução tecnológica que a sociedade experimenta diariamente. As chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) representam a inovação tecnológica no âmbito informacional e comunicativo. Nesse sentido, a dissertação apresenta como objetivo geral verificar como o uso da tecnologia, de forma categoricamente educacional, instrutiva e administrativa pode auxiliar os professores no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A relevância desta pesquisa está delimitada pela experiência tecnológica que os seres humanos vivenciam em sociedade. Crianças possuem acesso a recursos tecnológicos em muitos momentos de suas vidas, o que faz com que o uso dessa tecnologia deva ser explorado para o ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que é preciso que os professores façam continuamente reflexões de suas práticas cotidianas, as quais seriam ampliadas e enriquecidas pelo acervo e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação. O que se constatou, através da pesquisa realizada, é que o professor não pode ensinar o que não conhece. Assim, é fundamental que a Secretaria Municipal de Educação proporcione uma formação continuada adequada para esses professores, uma vez que os docentes das escolas municipais, alvo da pesquisa, não utilizam o laboratório de informática, porque desconhecem que o computador, aliado a um bom planejamento, pode despertar o interesse do aluno, proporcionando a troca de conhecimento com os colegas. Assim, o professor utilizará o poder da tecnologia como ferramenta pedagógica a favor da educação.