Show simple item record

dc.contributor.authorCUNHA, JAQUELINE DA
dc.date.accessioned2022-07-21T13:57:58Z
dc.date.available2022-07-21T13:57:58Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1138
dc.description.abstractCUNHA, Jaqueline da. Utilização do Laborátorio de Informática como metodologia de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2020. A intenção deste estudo é verificar como o uso da tecnologia, no âmbito educacional, instrutivo e administrativo, pode auxiliar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de ensino tradicional, nas salas de aula, utiliza ferramentas como o quadro negro, a apresentação da teoria e a prática por meio de exercícios e avaliações. Essa forma de transmissão do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem se apresenta obsoleta perante a evolução tecnológica que a sociedade experimenta diariamente. As chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) representam a inovação tecnológica no âmbito informacional e comunicativo. Nesse sentido, a dissertação apresenta como objetivo geral verificar como o uso da tecnologia, de forma categoricamente educacional, instrutiva e administrativa pode auxiliar os professores no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A relevância desta pesquisa está delimitada pela experiência tecnológica que os seres humanos vivenciam em sociedade. Crianças possuem acesso a recursos tecnológicos em muitos momentos de suas vidas, o que faz com que o uso dessa tecnologia deva ser explorado para o ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que é preciso que os professores façam continuamente reflexões de suas práticas cotidianas, as quais seriam ampliadas e enriquecidas pelo acervo e possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação. O que se constatou, através da pesquisa realizada, é que o professor não pode ensinar o que não conhece. Assim, é fundamental que a Secretaria Municipal de Educação proporcione uma formação continuada adequada para esses professores, uma vez que os docentes das escolas municipais, alvo da pesquisa, não utilizam o laboratório de informática, porque desconhecem que o computador, aliado a um bom planejamento, pode despertar o interesse do aluno, proporcionando a troca de conhecimento com os colegas. Assim, o professor utilizará o poder da tecnologia como ferramenta pedagógica a favor da educação.pt_BR
dc.subjectEnsino. Fundamental. Metodologia. Laboratório. Informática.pt_BR
dc.titleO USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record