EXPECTATIVAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES FRENTE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY
Resumen
VIANA, Jacira Marvila Batista. Expectativas e desafios para professores frente educação inclusiva no Município de Presidente Kennedy. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2020.
O presente o estudo de abordagem qualitativa foi realizado com doze professores de uma escola pública da rede municipal de ensino de Presidente Kennedy- ES. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturada. Possuindo o objetivo geral de; Analisar as expectativas e desafios na visão dos professores de uma escola pública a respeito de como tem sido realizada a inclusão face a Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Município. Sendo estabelecido como objetivos específicos; Conhecer as dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos como público alvo da educação especial; Elaborar um blog de orientação para os professores da Rede Pública Municipal de Educação do Município de Presidente Kennedy-ES e Identificar produções cientificas produzidas no campo da educação inclusiva nos anos de 2015 a 2020. Conclui-se que os professores atuantes na escola em que se realizou a pesquisa relataram muitas dificuldades na implementação de políticas públicas municipais alegando o desconhecimento de uma política pública, ausência de capacitações que venham agregar conhecimentos práticos no processo de educação inclusiva.