PRESERVE O MEIO AMBIENTE COM ATIVIDADES LÚDICAS: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Nesta dissertação, pesquisou-se sobre o projeto de Educação Ambiental com
atividades lúdicas no Ensino Infantil. O público-alvo da pesquisa foi formado pelos
alunos do Maternal ll, crianças de três a quatro anos. Com isso, foram oportunizadas
atividades práticas e didáticas sobre preservação ambiental. Na tentativa de buscar
respostas para a problemática apresentada, teve-se como objetivo dessa pesquisa
investigar como as atividades lúdicas desenvolvidas a partir do projeto Preserve o
meio ambiente com atividades lúdicas: desenvolvimento da consciência ambiental na
Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura ambiental
nessas crianças. Para o delineamento dessa investigação, utilizou-se a abordagem
qualitativa apoiada na obtenção de dados por meio de observações relacionadas às
mudanças comportamentais das crianças e de entrevistas com os pais. A
fundamentação teórica está apoiada em Vygotsky (1984, 1991, 1998, 2007), Wallon
(1981, 1995), Montessori (1965), Freinet (2000), Dewey (1971) e Hernandez (1998).
Os resultados permitiram compreender que as estratégias utilizadas foram eficazes,
pois as crianças estiveram sempre dispostas a obter novos conhecimentos,
interagiram e fizeram reflexões sobre as questões ligados a esse campo educacional,
apresentaram-se cuidadosas com o meio em que vivem. Além do que, foi possível
concluir que o envolvimento de alunos e professores durante o projeto contribuiu
positivamente para o aprendizado das crianças como também em suas formas de
expor e socializar os conteúdos de Educação Ambiental aprendidos.