• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE COM ATIVIDADES LÚDICAS: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.584Mb)
Fecha
2019-02-22
Autor
SILVA, VALQUIRIA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Nesta dissertação, pesquisou-se sobre o projeto de Educação Ambiental com atividades lúdicas no Ensino Infantil. O público-alvo da pesquisa foi formado pelos alunos do Maternal ll, crianças de três a quatro anos. Com isso, foram oportunizadas atividades práticas e didáticas sobre preservação ambiental. Na tentativa de buscar respostas para a problemática apresentada, teve-se como objetivo dessa pesquisa investigar como as atividades lúdicas desenvolvidas a partir do projeto Preserve o meio ambiente com atividades lúdicas: desenvolvimento da consciência ambiental na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura ambiental nessas crianças. Para o delineamento dessa investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa apoiada na obtenção de dados por meio de observações relacionadas às mudanças comportamentais das crianças e de entrevistas com os pais. A fundamentação teórica está apoiada em Vygotsky (1984, 1991, 1998, 2007), Wallon (1981, 1995), Montessori (1965), Freinet (2000), Dewey (1971) e Hernandez (1998). Os resultados permitiram compreender que as estratégias utilizadas foram eficazes, pois as crianças estiveram sempre dispostas a obter novos conhecimentos, interagiram e fizeram reflexões sobre as questões ligados a esse campo educacional, apresentaram-se cuidadosas com o meio em que vivem. Além do que, foi possível concluir que o envolvimento de alunos e professores durante o projeto contribuiu positivamente para o aprendizado das crianças como também em suas formas de expor e socializar os conteúdos de Educação Ambiental aprendidos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1049
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias